quinta-feira, 11 de março de 2010

Madeira ecológica faz sucesso na decoração de terraços e jardins

Que tal usar tubos de creme dental, garrafas plásticas, embalagens Tetra-park e fraldas descartáveis como objetos de decoração da sua casa? Calma, a idéia não é sugerir uma instalação ou coisa parecida em meio ao seu terraço, não…


Todos esses produtos vêm sendo usados como matéria-prima para a criação da madeira sintética e a semelhança com a madeira de verdade é incrível. Há até os sulcos e desenhos próprios. Para se chegar ao resultado, os diferentes tipos de plásticos limpos são batidos em grandes moinhos com fibras vegetais como serragem, fibra de coco, bagaço de cana, bambu, borra de café, sisal, juta, sabugo de milho, casca de arroz, raspas de couro, algodão, folhas, entre outros. A mistura passa por um processo que combina termodinâmica com alta pressão, segundo Marcelo Queiroga, presidente Ecowood, que produz a madeira ecológica no Rio de Janeiro, há dois anos e meio. A tecnologia foi criada na Alemanha há 15 anos, no Brasil passou apenas alguns ajustes de climáticos.

“O mais importante é que posso usar qualquer tipo de resíduo plástico. Ou seja, se há grande quantidade de sobras de fraldas descartáveis ou de tubos de pastas de dente. Tudo é permito, altero somente a temperatura”, afirma Queiroga, que vem usando resíduos industriais em sua produção.


Além das características positivas da madeira natural, o material ainda oferece maior resistência, durabilidade e impermeabilidade. Pode ser manipulado para criar móveis, estruturas e objetos. São muito usados para decks de piscinas e varandas, píeres, bancos e cachepôs de jardins. É uma ótima pedida para ambientes hostis à madeira natural, como locais úmidos ou com excessiva exposição ao sol e não requer nenhum tipo de manutenção.

A arquiteta Sophia Galvão conta que passou a usar a madeira ecológica neste ano e está adorando os resultados. Ela contou que está concluindo o projeto de um terraço na Barra da Tijuca, onde usou a madeira ecológica no deck e em sua estrutura, nos revestimentos de parede e nos bancos.

“É um material ótimo para trabalhar. Fico tranqüila de que não ficará manchado nem empenado. Tem um aspecto rústico bacana como o da madeira”, afirma a arquiteta

Nenhum comentário:

Postar um comentário